A época de saldos é um dos principais picos de consumo. Muitas vezes os preços nem justificam assim tanto e há casos em que a baixa de preços foi mesmo inflacionada. É nosso dever enquanto consumidores tomar atenção a estes detalhes, para não sermos enganados e levados a consumir “gato por lebre”, mas também já é altura de passarmos a ter uma atitude mais consciente face a campanhas promocionais mais agressivas.
Deixo algumas dicas e sugestões a ter em conta nestas alturas:
- olhar primeiro para o que já temos e identificar as nossas necessidades. Ao comprarmos uma peça nova devemos perceber se pelo menos ela é conjugável com outras 3 peças já existentes
- fazer uma lista de compras das nossas necessidades e levar isso em conta na altura de comprar em época de saldos. Tal como fazemos lista para ir ao supermercado, o que nos ajuda a poupar e a evitar o desperdício alimentar, também aqui a lógica é a mesma. Vamos tentar consumir apenas aquilo que precisamos e nos faz falta.
- procurar peças com bons cortes e bons materiais, mais duráveis e com qualidade. Não vamos desperdiçar o nosso dinheiro em pechinchas só porque são pechinchas. Devemos perceber o potencial de cada peça e aproveitar para comprar mais em conta peças que geralmente são mais caras.
- definir um orçamento. Isso vai ajudar a gerir as nossas escolhas, porque na altura de decidir convém perceber se estamos a exceder-nos ou não e o impulso de comprar só porque é “barato” é mais controlado.
- fazer comparações, pesquisar e perceber qual a melhor opção. Podemos até antecipar e fazer a nossa lista previamente, já com as peças que nos fazem falta e as marcas da nossa preferência e assim na hora de aparecerem os saldos já temos uma direção. Esta altura é boa também para aquelas peças que andámos “a namorar” tanto tempo e agora finalmente poderemos comprar com preço mais acessível. É mais fácil de fazer esta tarefa quando se trata de compras em loja online.
- caso as compras sejam em loja física garanta que leva consigo os seus sacos reutilizáveis, de forma a evitar mais desperdício e também poupar na carteira (uma vez que agora todos os sacos já são pagos).
- procure alternativas sustentáveis. Peças sustentáveis nesta altura são bom investimento, pois são peças mais caras que é de aproveitar comprar com preço reduzido. A comprar novo é sempre uma melhor alternativa: mais sustentável e consciente.
O mais importante é também garantir que se está a comprar é porque precisa e que se precisa terá efetivamente de dar uso ao que compra. E esta premissa deve ser mesmo levada a sério em todas as áreas da nossa vida, mesmo fora da época de saldos.
Artigo desenvolvido para a FAIR NEWS.
SOFIA DEZOITO FONSECA
Consultora de Imagem e Fundadora do Healthy Project
Deixe um comentário